Ludmila Carvalho - Início

Ludmila Carvalho - Conteúdo

Homofobia é Crime

compartilhe este post

Por: Ludmila Carvalho
Publicado: 05/06/2019

No último dia 13 de junho, o STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou a lei que criminaliza atos de preconceitos contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Tais atos são conhecidos por LGBTfobia.

Na verdade, não foi criada uma nova lei, mas sim, atos de LGBTfobia são equiparados a atos de racismo, e passam a se enquadrar na mesma lei que penaliza esses atos, a Lei 7.716/1989.

Para a psicologia, essa é uma decisão muito importante e que deve ser comemorada, pois lidamos com o sofrimento humano, e o preconceito de qualquer tipo é um dos maiores geradores de sofrimento humano, levando as pessoas inclusive a desenvolverem depressão, e outros transtornos, chegando até mesmo ao suicídio.

Infelizmente, temos em nosso país um grande preconceito histórico e cultural contra a população LGBT, que nos coloca no ranking do países que mais mata LGBTS no mundo. Somos o país que mais mata Travestis e transexuais.

A cada 20 horas, um(a) LGBT morre no Brasil.

Portanto essa mudança na lei pode ser muito importante para começarmos a mudar essa cultura e cuidar da vidas dessas pessoas, que merecem respeito e dignidade, como qualquer outra.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), comemorou o posicionamento do Supremo e afirmou que este é um avanço para a garantia de cidadania e de direitos e uma compreensão de que todas as pessoas precisam ter sua dignidade respeitada e garantida pelo Estado.

É importante que a LGBTfobia seja criminalizada, porque é inadmissível a possibilidade de uma pessoa ser agredida, assassinada, pelo simples fato de ser quem é.

Comentários

Agende uma consulta

Mudanças duradouras na forma de pensar, sentir e agir. Entenda como a terapia comportamental pode fazer a diferença na sua vida.

  • (11) 9 88173098
  • Rua Cincinato Braga, 68, Cj 41 Bela Vista Próximo ao metrô Brigadeiro

Entre em contato